Trabalhar de forma colaborativa

Com a disrupção dos mercados mundiais nesses últimos anos, algumas empresas tiveram que incentivar suas equipes a comunicaram bem mais que o usual, tudo isso por causa da pandemia Covid-19 que ainda assola o mundo. Esse estímulo de colaboração é decorrente a distância fisica criada nesse momento ímpar que que obrigou alguns profissionais de uma hora pra outra trabalharem home office ou formato híbrido. Independente o formato de trabalho escolhido pelo coloborador, seja em casa, nos espaços coworkings ou mesmo parte do período dentro das empresas e outro período em qualquer outro lugar, o que as instituições não tem dado espaço é para o colaborador que trabalha isoladamente, preso dentro de suas bolhas, sem se conectar com seus times e gestores em tempo integral. Tem sido quase que uma exigência mais reuniões, mais trocas de emails e mais mensagens.

Mesmo dentro desses novos formatos de trabalho que vieram pra ficar, a necessidade de colaboração continua tem sido a cereja do bolo dentro dessas organizações que prezam pelo produtividade e alta performance. E apesar destes anseios corporativos de colaboração entre funcionários, o que tem-se se visto é esgotamento e perda de eficiência nas tarefas cotidianos causado pelo isolamento que foi necessário nos últimos anos  por causa da pandemia.

O fato é que alguns lideres ignoram que a colaboração exige certas habilidades, não basta apenas tentar criar culturas colaborativas com uma série de regras e metas, é necessário ter domínio sobre o assunto por completo. E tudo começa quando os gestores dão autonomia e estimulam o funcionário a expor seu ponto de vista de forma objetiva e o capacita para que ouça de forma clara o que os outros colegas tem a dizer, abordando os assuntos relevantes com empatia para que todos possam compreender quais são as diretrizes necessárias para o coletivo alcançar os objetivo proposto pelas empresas.

Você trabalha de forma colaborativa?