Retomada da economia e os espaços de coworking

Com o avanço da imunização em massa, os mercados mundiais estão retomando suas atividades comerciais a passos largos e os profissionais que outrora trabalhavam home office estão ocupando-se novamente nas suas mesas de trabalho ou buscando novos ou espaços para trabalharem nas suas atividades profissionais. Sabendo que o trabalho híbrido já faz parte de grande parte das empresas e instituições comerciais que flexibilizaram para os seus funcionários trabalharem parte do tempo em suas casas e outra parte do tempo dentro das instituições ou mesmo espaços de coworking. Esses próximos meses serão de grande importância para essas empresas avaliarem e decidirem como será será a nova forma de trabalho, se definitivamente vão trabalhar de forma híbrida ou retornarão ao seu formato convencional em salas comerciais.

Algumas empresas como a Amazon, já informou que seus funcionários continuarão trabalhando de forma presencial dentro da empresa, ou seja; não existe sinal que trabalho híbrido continuará na sua sede, e como já foi falado que a forma de trabalho será “na cultura centrada no escritório como base.” Enquanto a Google já informou que apenas 20% dos funcionários irão trabalhar em qualquer lugar, outros 20% terão a chance de mudar de lugar e os demais poderão trabalhar 2 dias fora do escritório. Diante dessas informações é notório que cada empresa terá seu próprio modelo de trabalho diferente uma da outra mediante a cultura de cada empresa. Mas de forma unânime é que todas as grandes corporações ainda prezam pela conexão presencial entre seus pessoas. 

Como disse o Steve Jobs, CEO da Apple: “A criatividade vem de encontros aleatórios”

Com essas grandes mudanças nos formatos de trabalho, fica claro que as empresas, e até mesmo startups mudarão ou iniciarão em espaços de coworking, seja por redução de custos ou para retomada das atividades com nova equipe até se estabilizarem monetariamente ou profissionalmente. E para o profissional individual que antes trabalhava em casa, esse sentirá cada vez mais a necessidade de pertencimento e colaboração profissional, seja para aumento de produtividade ou mesmo networking; atributos que o home office não oferece. 

O trabalho em coworking nessa retomada da economia é de suma importância o mercado mundial até mesmo para as pessoas que apenas precisam de um endereço fiscal ou mesmo comercial, essa pequena parcela de profissionais que são principalmente autônomos. Pelo fato de trabalharem parte do tempo atendendo fora de escritório, maioria das vezes precisam apenas receber correspondência, ou endereço fiscal para abrir empresa junto a prefeitura para possuirem CNPJ. Sua necessidade além do endereço fiscal e comercial  é o uso de sala de reunião ou mesmo atendimento. 

O São Luís Coworking tem espaço para todos esses profissionais, empresas e starups que buscam retornar ao mercado de trabalho de forma colaborativa. Seja ele um profissional liberal do Direito, da psicologia, um autonomo ou uma equipe de trabalho que busca estação de trabalho.

E você já está preparado para a retomada?