Iniciar uma carreira profissional como empresário é o sonho de uma pequena parcela das pessoas que almejam ter a sua autonomia e liberdade financeira. O que corrobora com essa afirmação, é que no Brasil foram abertos mais de 782 mil novos negócios entre maio e agosto de 2020, segundo dados do Ministério da Economia.
Em contrapartida outras pessoas preferem ter a “segurança” do salário fixo final do mês e os benefícios trabalhistas proporcionados pela clt, não tem nada de errado com isso e existem pessoas que tem perfil de funcionário e são ótimos profissionais e desempenham com maestria suas habilidades. Porém nesse regime de contratação existe o revés da pouca (ou nenhuma) probabilidade de crescimento dentro das empresas privadas, porque seguir uma carreira corporativa, maioria das vezes está atreladas a subordinação de alguém com cargo superior na cadeia hierárquica. Sendo assim, existe uma série de fatores podem interferir nesse tão sonhado desenvolvimento profissional de quem busca ser profissional de carreira, desde da falta de qualificação profissional ou até mesmo “aquele filho do amigo do dono” que se formou agora e está precisando trabalhar; e acredite, muita gente perde seu emprego ou não ganha a tão desejada promoção por causa disso.
Mas vamos falar sobre o empreender e as vantagens que essa atitude gera na vida das pessoas, e quão grandes são as oportunidades de crescimento financeiro de quem escolheu trilhar por esse caminho desafiador. A principio pode parecer uma tarefa difícil, complicada ou inacessível, mas toda esse entrave está mais relacionado com o mindset que as pessoas tem de funcionários do que as reais dificuldades que a atitude de empreender. Um bom exemplo disso, são as pessoas que estão mais preocupadas em cumprir horários em escritório que do que as tarefas a fazer. Enquanto as pessoas quem tem mentalidade empreendedora entendem que as tarefas a serem cumpridas são mais importantes que o tempo dedicado dentro de escritórios. Outro entrave, é não entenderem que ao empreenderem é normal que inicialmente os ganhos sejam menores do que trabalhadores regime clt, mas numa escala de tempo, chegará um momento que será inviável aumentar o salário ou mesma manter um clt dentro de uma instituição. Salvo que ele seja muito competente, mesmo mantenha-se atualizando e isso demanda muito tempo (põe muito tempo nisso) e infelizmente a maioria tende a ter salário quase que estagnado por anos e anos. Enquanto o empreendedor tem sua escala de ganhos de forma progressiva e ascendente. E o tempo de estabilidade financeira é mais rápido, diferente dos profissionais de carreira quem demoram anos para alcançar estabilidade financeira (isto é, quando chegam a ter estabilidade).
Diante disso é seguro afirmar que a longo prazo é mais vantajoso financeiramente e profissionalmente ter uma atitude empreendedora do que ter a carreira dentro de uma organização, na qual se está subordinado a uma gerência, uma chefia ou mesmo o dono que tem controle sobre seu desenvolvimento profissional, seu salário e seu tempo.
Para quem quer começar a empreender com controle total dos custos, sem surpresa final do mês, os espaços de coworkings são grandes aliados nessa investida, porque os custos de manter uma sala comercial são altíssimos, desde da locação até os custos fixos e variáveis que a sala gera. Por isso o São Luís Coworking, com seu espaço compartilhado, sala de reunião e toda infraestrutura é uma ótima ferramenta para estes profissionais que estão começando seus negócios e buscam ganhar mais experiência no mercado antes de se aventurarem em salas comerciais e seus custos operacionais.
Vem com a gente!