Os últimos dois anos foram desafiadores para as empresas tocarem seus negócios, assim como para funcionários trabalharem mediante a grande crise mundial na saúde. Nas instituições a palavra adaptação foi a que muitos colaboradores tiveram que aprender do dia para a noite. Ocasionado pelo distanciamento social que a população foi obrigada a fazer para manter sob controle a pandemia. Dessa forma as empresas tiveram que mandar alguns dos seus funcionários para trabalharem em casa, em um formato que para muitos era novidade; o sistema home office.
Alguns funcionários se adaptaram imediatamente a modalidade de trabalho a distância, enquanto outros tiveram dificuldades em separar a vida pessoal do profissional, tendo baixa produtividade e levando as empresas a estreitarem a comunicação para tornar eficiente os resultados. Passando essa fase conturbada, as empresas retomaram suas demandas cotidianas, e consequentemente trazendo seus funcionários pra dentro das instituições novamente. Assim aconteceu com a Amazon que determinou o fim do home office, enquanto o CEO da Tesla, Elon Musk afirmou que todos os os funcionários da Tesla retornarão ao trabalho presencial.
Alguns funcionários se adaptaram a rotina remota e aumentaram a produtividade dentro de sua atribuições profissionais, estes não querem e nem pretendem retornar para trabalhar na rotina tradicional dos escritórios convencionais. Em contrapartida algumas empresas fecharam suas estruturas físicas ou flexibilizaram para os funcionários trabalharem de forma híbrida, ou seja; parte do tempo dentro das instituições e outro período onde bem entenderem; seja em casa ou nos espaços de coworking como segunda opção de local de trabalho.
Nessa retomada híbrida, algumas empresas começaram a enxergar os espaços de coworking como uma ferramentas eficiente para seus negócios, usando estes espaços compartilhados para reuniões pontuais de alinhamentos estratégicos, teleconferência ou ponto de encontro para manter o networking com os colaboradores. Assim pode-se afirmar que os espaços compartilhados tem sido peça fundamental no retorno a normalidade no ambiente de trabalho híbrido, que beneficiou tanto as empresas que reduziram os seus custos operacionais e aumentaram a produtividade e do outro lado o funcionário que precisou de foco no trabalho, longe das distrações que o home office traz consigo.
Nessa retomada de trabalho, seja na forma híbrida ou convencional, o São Luís Coworking oferece para as empresas, equipes ou mesmo profissional liberal estações de trabalho por hora, diária ou mensal. Assim como sala de reunião, auditório e serviço de Domicílio Fiscal para as empresas que querem retomar seu posicionamento no mercado de forma eficiente.