Entendemos que as formas de interações foram totalmente transformadas durante toda a pandemia, desde das familiares quanto as profissionais e tudo isso influenciou tanto as empresas quanto os colaboradores numa proporção que tiveram que se adaptar a uma nova realidade remota para que pudessem trabalhar. Exercer suas atividades remotamente de forma produtiva tem sido um desafio para as empresas e com o avanço da vacinação e mais pessoas sendo imunizadas é natural que o trabalho totalmente remoto tenha perdido força em alguns segmentos, enquanto houve uma significante busca das empresas parar adotar o trabalho híbrido.
Mas dentro desse novo formato de trabalho existe muitos questionamentos difíceis de serem respondidos tais como; de qual forma os gestores poderão manter as equipes coesas e motivadas no período que não estarão dentro dos escritórios? Quais serão as as atividades exercidas dentro dos escritórios e quais fora das empresas? Como medir a produtividade? De que forma os profissionais poderão separar o pessoal do profissional fora das empresas? Não existe uma resposta pronta como uma “receita de bolo” para esse questionamento, tendo em vista que cada empresa tem suas visões e seus valores.
Mas acreditamos existem maneiras de tentar otimizar a produtividade e diminuir a sensação de isolamento das equipes tomando algumas atitudes simples com intuito de reduzir a e sensação de solidão, como provocações de encontros virtuais entre os colaboradores, estimulando as trocas de experiências e compartilhando o dia a dia de cada um. E são esses interesses pessoais que geram interações espontâneas. Outra forma de melhorar a qualidade de vida dos profissionais em isolamento, é criando um intervalo maior entre as reuniões, assim como não marcar reuniões próxima a horário de almoço e finais de tarde, pois já basta as reuniões desnecessárias que frequentemente acontece quando se está em home office. Criar uma abertura para que os colaboradores possam falar sobre seus sentimentos e sua saúde mental é muito importante, pois a sensação de isolamento tem criado grandes problemas como depressão e ansiedade. Quanto mais se falar a respeito desses problemas, mais fácil será direcionar o profissional para um profissional de saúde que possa auxiliar na recuperação de suas capacidades mentais, sem contar que isso pode gerar um clima de pertencimento dentro da equipe. E por último mas não menos importante, é limitar o tempo de envio de mensagens fora do horário combinado, através de um cronograma e segui-lo a risca.
Uma dica de ouro é encaminhar os profissionais aos espaços de coworking para que possam ter interações com pessoas de outros segmentos e possam desenvolver suas tarefas de forma criativa. E nós do São Luís Coworking temos estações para profissional liberal, para equipes e também sala de reunião com toda infraestrutura.
Como diria o Steve Jobs: A criatividade vem de encontros espontâneas e de discussões aleatórias.