As 5 ferramentas essenciais para se organizar em 2021

A crise na saúde causada pela pandemia Covid-19 no ano passado, gerou uma instabilidade em toda econômica mundial e muitas empresas fecharam as suas portas, algumas pessoas perderam seus empregos e houve um colapso em todos os mercados mundiais. Em contrapartida, outras pequenas empresas foram abertas e sustentaram a economia, novas ideias surgiram, pessoas empreenderam e com isso houve um salto tecnológico que influenciou as formas de interações entre as pessoas, tornando toda comunicação mais ágil. E a maneira como se trabalhava alguns meses atrás virou literalmente coisa do passado. E com todas essas transformações, vieram as necessidades de tornarem mais ágeis os processos e desempenhar assertivamente as demandas solicitadas. E o uso correto das ferramentas digitais para gerenciar melhor o tempo e as demandas tende a tornar o dia-a-dia mais produtivo. Diante disso, falaremos das 5 ferramentas gratuitas que podem tornar os processos mais ágeis, automatizar algumas tarefas e tornar a comunicação mais eficiente em 2021.

Trello

Um dos principais benefícios do uso do Trello é a facilidade de organizar tarefas e montar um fluxo de trabalho em torno delas com toda praticidade em uma plataforma totalmente intuitiva e simples de trabalhar. Com esta ferramenta, você tem uma plataforma de apoio para o gerenciamento de todas as iniciativas da empresa. Com ela, você pode aplicar várias metodologias de gerenciamento de forma descomplicada e eficiente.

Google Drive

Sabemos que gerenciar uma empresa requer uma rotina carregada de tarefas, compromissos e reuniões. E ter todas as informações necessárias em mãos para conduzir um negócio sempre é um desafio diário na vida de um gestor. E sendo o Google Drive um serviço de armazenamento gratuito na nuvem, facilita bastante as pessoas a terem o acesso a todas as suas ferramentas de forma compartilhada e colaborativa a qualquer momento através de vários dispositivos, como tablet,  celular ou mesmo computador, necessitando apenas de acesso a internet e uma conta no Google.

E o Google Drive vai além de uma plataforma de  armazenamento na nuvem, pois ele permite também compartilhar em tempo real todos os arquivos com colaboradores, permitindo que eles possam fazer alterações ou apenas visualizar. Dessa forma, os arquivos podem ser editados ao mesmo tempo, não sendo necessário criar várias versões de um mesmo arquivo.

Principais recursos no Google Drive gratuito:

  • Calendário;
  • Contatos (e-mails corporativos ou pessoais);
  • Docs (documentos);
  • Reunião (chat, chamada de vídeos e compartilhamento de tela);
  • Presentations (apresentações);
  • Spreadsheets (planilhas);
  • Desenhos Google;
  • Google My Maps;

Whatsapp Business

Que o Whatsapp já caiu no gosto dos brasileiros não é mais novidade para ninguém, e vendo a necessidade do mercado mundial foi criado a ferramenta Whatsapp Business, ferramenta de comunicação que acelera o processo de atendimento ao cliente e melhora o pós-venda. E segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ele já é usado por 72% dos empreendedores que possuem lojas e empresas de pequeno porte. Dentre suas funcionalidades, algumas destacam-se :

  • A possibilidade de criação de catálogo de produtos e serviços que ficam à disposição dos clientes.
  • Uso das etiquetas personalizáveis que facilitam a classificação dos contatos por fornecedor, cliente e funcionário. 
  • Dados estatísticos.
  • Informações detalhadas da empresa. 
  • Respostas rápidas.

 Enfim, é a ferramenta ideal para quem quer ter um relacionamento em tempo integral com os clientes.

Google Meu Negócio

Sabendo que a Google é a maior plataforma de pesquisa do mundo: todos os meses, são feitas bilhões de buscas por restaurantes, hotéis, viagens ou mesmo outras necessidades. Mesmo que seu o setor seja outro, é essencial para qualquer empresa fazer um perfil no Google Meu Negócio, onde é possível inserir dados como número de telefone, endereço (se tiver um), ofertas, fotos, horários de funcionamento e um breve resumo sobre a empresa. Todo esse cadastro é gratuito e consegue atrair diversos clientes, afinal, com uma simples busca o usuário terá acesso a todas as informações importantes sobre a empresa pesquisada.

Survey Monkey

Essa ferramenta é ideal para quem já teve a necessidade de saber a opinião do cliente sobre sua empresa ou sobre algum produto, mas achou que mandar um e-mail não seria suficiente. Totalmente gratuita, a ferramenta Survey Monkey permite que você monte pesquisas e formulários ilimitados, com diferentes estilos de perguntas. Se a empresa tem o contato dos seus consumidores, é possível criar uma pesquisa sobre a empresa e enviar por e-mail ou WhatsApp. Essa estratégia pode dar uma boa noção do nível de satisfação dos clientes.

Em mãos de todas essas eficazes ferramentas de gestão e organização, acreditamos que é possível aos empreendedores organizarem suas rotinas em 2021. E o São Luís Coworking está à disposição com toda infraestrutura necessária para qualquer tipo de negócio.

Em 2021, vem com a gente.