Depois de mais de um ano de pandemia, chegou o momento para as empresas decidirem finalmente qual será o melhor formato de trabalho que adotarão para o retorno das suas atividades profissionais junto aos seus funcionários. No começo da pandemia, as especulações sinalizavam que os trabalhos seriam totalmente remotos e que todas as reuniões seriam por videoconferência por questões logísticas e financeiras. Mas o que temos visto é que a maioria dos funcionários e gestores não se adaptaram a esse modelo de trabalho totalmente remoto, em consequência das reuniões que não tiveram o retorno esperado, funcionários com sintomas de depressão e ansiedade, assim como as informações que ficaram perdidas nos longos momentos das videoconferência sem preparação alguma.
O que vemos para o futuro é a possibilidade do trabalho híbrido, ou seja; alguns dias presenciais nas empresas, outros home office ou mesmo em espaços colaborativos para reduzir o stress do dia-a-dia no isolamento do home office. E a possibilidade de trabalhar com outras pessoas em espaços compartilhados é uma ótima ideia para as empresas, porque pode melhorar significativamente a criatividade e a produtividade, porque essas interações presenciais tornam mais eficientes o alcance dos resultados.
Diante desse novo cenário as empresas tem buscado exaustivamente ferramentas que auxiliem seus colaboradores a alcançarem mais eficiência no período de trabalho em home office, tendo em vista que o trabalho em casa pode reduzir o rendimentos nas tarefas, gerar a procrastinação nas atividades profissionais e perda de foco em consequência das “armadilhas” que o trabalho em casa oferece, como o entretenimento (séries, tv, sofá) e as obrigações domésticas dentro do expediente do trabalho. E medir a produtividade desses funcionários alocados em casa é o desafio dos gestores.
E até mesmo os colaboradores que tanto queriam trabalhar em casa, hoje em dia são os que revelam problemas com o isolamento, falta de produtividade, problemas de saúde e dispersão por não separar deveres domésticos com os profissionais. Em muitos casos levando a depressão e a ansiedade conforme o estudo do LinkedIn que informa que 68% dos entrevistados que estão trabalhando de casa têm trabalhado pelo menos 1 hora a mais por dia e que 62% estão mais ansiosos e estressados com o trabalho do que antes.
Uma solução para manter a produtividade nessa retomada profissional são os espaços de coworkings, eles são uma ótima alternativa para as empresas que querem reduzir os custos e manter seus funcionários em um ambiente corporativo com toda infraestrutura para que possam trabalhar, fazer reuniões e gerarem bons resultados. E nós do São Luís Coworking temos vários planos para você e sua empresa retorne para suas atividades com mais tranquilidade nesse novo normal.